A proposta pedagógica do programa O Líder em Mim (OLEM), visa a uma educação para a liderança, que inspira confiança e ajuda as crianças a resolverem problemas de forma criativa, trabalhar em equipe e colaborar com outras pessoas, respeitando as diferenças. O programa tem o objetivo de desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, como a autoestima, confiança, altruísmo, respeito as diferenças, acreditar em seu potencial, acreditar em seu valor, promovendo a responsabilidade, a participação e a autonomia. Nas turminhas do Fundamental I, os alunos fizeram a árvore dos sete hábitos, explorando cada hábito por meio de fotos e exemplos. Nas rodas de conversas, tivemos oportunidades de explorar o significado de hábito, que hábitos já possuímos, quais hábitos gostaríamos de eliminar ou adquirir e quais os sete hábitos. Fizemos cartazes com a missão da turma onde todos tiveram a oportunidade de colaborar dando a sua opinião. Criamos uma conta bancária emocional para depósito de recadinhos motivadores. Conheceram a turminha da floresta que são os personagens Samuca, Gugu, Espeto, Lili, Saltador, Aline e Sofia que fazem parte do programa Líder em mim, estes personagens falam dos 7 hábitos. São aulas muito divertidas, de diálogo e reflexão sobre a proposta dos hábitos e seus valores, como empatia, respeito, autonomia, trabalho em equipe, entre tantas outras habilidades importantes, para a viver em harmonia com o outro e consigo mesmo.
The pedagogical proposal of the program The Leader in Me (OLEM), aims at an education for leadership, which inspires confidence and helps children to solve problems creatively, work in teams and collaborate with other people, respecting differences. The program aims to develop students' social-emotional competencies, such as self-esteem, confidence, altruism, respect for differences, believe in their potential, believe in their value, promoting responsibility, participation and autonomy. In the classes of Elementary I, the students made the tree of the seven habits, exploring each habit through photos and examples. In the conversation circles, we had opportunities to explore the meaning of habit, what habits we already have, which habits we would like to eliminate or acquire, and which are the seven habits. We made posters with the mission of the class where everyone had the opportunity to collaborate giving their opinion. We created an emotional bank account to deposit motivating notes. They met the forest gang that are the characters: Samuca, Gugu, Espeto, Lili, Saltador, Aline and Sofia who are part of the program Leader in me, these characters talk about the 7 habits. They are very fun classes, of dialogue and reflection on the proposal of habits and their values, such as: empathy, respect, autonomy, teamwork, among many other important skills, to live in harmony with the other and with oneself.