Carta Aberta é um gênero textual de caráter público, pois é usada na maioria das vezes como forma de protesto em relação a problemas sociais de interesse da sociedade.
Os alunos do 9º ano, em grupo, estão elaborando uma carta aberta sobre um assunto decidido em consenso por eles. O tema decidido em consenso foi o de IMPUNIDADE. Através de pesquisa na internet, buscaram dados em porcentagem sobre o assunto, descobrindo a problematização do tema, mas com opções de solução para tal. A indignação em relação a impunidade que os cercam na sociedade foi colocada no papel.
OBJETIVOS:
Trabalhar em grupo com responsabilidade e espírito colaborativo.
Compreender a função social da carta aberta, gênero textual que é instrumento de participação na vida social e de exercício da cidadania.
Discriminar e selecionar temas sociais relevantes, adequados à produção de carta aberta.
COMPETÊNCIAS:
(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/ segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).